A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM – teve sua criação autorizada pela Lei no 7.861, de 28 de maio de 1992, para o fim especial de explorar os serviços de transporte de passageiro, sobre trilhos ou guiados, nas entidades regionais do Estado de São Paulo, compreendendo as regiões metropolitanas, aglomerações urbanas e microrregiões, na forma do artigo 158 da Constituição do Estado de São Paulo.

Determinou a referida Lei que a CPTM deveria assumir os Sistemas de Trens da Região Metropolitana de São Paulo, operados pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU – (Superintendência de Trens Urbanos de São Paulo – STU/SP) e pela Ferrovia Paulista S/A – FEPASA, de forma a assegurar a continuidade e a melhoria dos serviços.

Assim é que a CPTM teve a sua fundação através da Assembléia Geral de Constituição, realizada em 02/07/1993, assumindo a operação dos sistemas da CBTU – STU/SP em 27 de maio de 1994, e da FEPASA em 29 de março de 1996, com o desafio de desenvolver um transporte eficiente e moderno para a população usuária dos trens na Região Metropolitana de São Paulo – RMSP.

A CPTM veio consolidar o amadurecimento da finalidade do Trem Metropolitano, na cisão com as demais modalidades Ferroviárias (longo percurso e carga), em busca da integração das modalidades coirmãs na metropolitana.

Com esta finalidade metropolitana a CPTM é uma empresa de economia mista, vinculada à Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos.

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos tem como objetivo recuperar, concluir, otimizar e expandir o sistema de transporte de passageiro sobre trilhos.

 

MISSÃO

Prestar serviço de transporte público propiciando mobilidade urbana com excelência e segurança.


VISÃO

Ser referência nacional em transporte público.


OBJETIVOS EMPRESARIAIS

  • Promover crescente elevação de padrão na qualidade de serviço;
  • Alcançar sustentabilidade financeira e autonomia gerencial;
  • Aperfeiçoar-se nas relações com o meio ambiente e de inserção urbana;
  • Desenvolver cultura organizacional corporativa com sinergia e base ética;
  • Aprimorar seu modelo gerencial visando ao contínuo aperfeiçoamento da administração.


CARTA DE VALORES:

Comprometimento e Respeito
Buscar sinergia com o outro no exercício das atividades diárias, considerando o ser humano, o bem público, a sociedade e o meio ambiente.

Paixão e Companheirismo
Trabalhar com entusiasmo e senso de pertencimento, praticando a cordialidade nas relações interpessoais e o apoio mútuo.

Trabalho Integrado e Cooperação
Estar dedicado à própria atividade e coeso no trabalho em equipe, compartilhando conhecimento, experiências e melhores práticas.

Modernidade e Dinamismo
Buscar a vanguarda, respondendo às demandas com celeridade.

Excelência e Resultado
Crescer em exigência de qualidade profissional, praticando planejamento em todos os níveis, de modo a cumprir metas e atingir os resultados esperados.

Transparência e Integridade
Desempenhar atividades conforme procedimentos normativos atuando com coerência e retidão.

Inovação e Desenvolvimento
Buscar o aprimoramento contínuo na solução de problemas com espírito crítico e empreendedor.

Competência e Segurança
Atuar com qualidade, eficiência e tempestividade, na prestação de serviços, em total comprometimento com a segurança de empregados e usuários.

Apresentação e Imagem
Estar consciente da representação inerente ao vínculo com a empresa, buscando harmonia entre as características pessoais de caráter visual, de qualidade verbal e de comportamento social.

 

Conheça mais sobre a CPTM acessando o site www.cptm.sp.gov.br.