Simuladores










Simulador de Trem

Para treinamentos de operação de trens, os empregados da CPTM e os alunos do CFP “Eng.º James C. Stewart” utilizam, atualmente, equipamentos similares aos utilizados nos setores de aviação e de automobilismo. É o Simulador de Operação de Trens.

Dois postos distintos compõem esse equipamento. O primeiro é o de Operação, constituído de duas cabines nas quais o treinando pode operar equipamentos como se estivesse em um trem verdadeiro. No segundo posto, o instrutor é capaz de programar o equipamento criando situações virtuais em todas as linhas da CPTM, (falhas em trens, mudanças de fatores climáticas, situações circunstanciais etc.) semelhantes às situações reais.

É ainda possível programar o equipamento para a operação de dez tipos de trens, ou seja, séries 2000, 2070, 2100, 3000, 4400, 5550, 7000, 7500, 8000 e 9000.

 

 Laboratório de CCO  Laboratório de CCO  Laboratório de CCO  Laboratório de CCO 


Simulador do CCO

Para treinamentos de simulação de Controle do Sistema de Tráfego de Trens, os empregados da CPTM e os alunos do CFP “Eng.º James C. Stewart” utilizam, o simulador do CCO que é composto por dois postos distintos: o primeiro é o de Operação, constituídos por 8 computadores denominado de IHM (Interface Homem Máquina) que permite a operação dos equipamentos como se estivesse em um Centro de Controle Operacional da CPTM. O segundo posto é o do Instrutor,  capaz de programar o equipamento criando situações virtuais em duas linhas de Trens da CPTM (Esmeralda e Coral).